As histórias em quadrinhos fazem parte do cotidiano dos nossos alunos. São textos leves, com traços de humor, de fácil compreensão através do uso da linguagem verbal (texto escrito) e da linguagem não verbal (imagens).
A utilização de histórias em quadrinhos em sala de aula, além de ser prazeroso, pode se tornar ferramenta eficiente, em se tratando de Língua Portuguesa, para o desenvolvimento de conceitos como a linguagem verbal, linguagem não verbal, onomatopeias, oralidade em textos escritos, variantes linguísticas, linguagem formal, linguagem informal e outros. Trabalhar a construção de histórias em quadrinhos é fazer os alunos colocarem em prática esses conceitos debatidos em sala de aula.
Através das histórias em quadrinhos, trabalha-se o lúdico e a habilidade de produção textual, usando a linguagem mais próxima da coloquial e os elementos gráficos, que sempre fascinam crianças e adolescentes.
O texto escrito, com características da oralidade, os elementos visuais específicos das histórias em quadrinhos, levam o aluno a uma melhor compreensão das situações abordadas, tornando assim o trabalho de interpretação de textos mais acessível e interessante, preparando o aluno para textos mais complexos que exigirão mais de suas habilidades de leitor.
As histórias em quadrinhos possibilitam, ainda, a interação do leitor com o texto. O leitor passa a fazer parte, até mesmo, dos pensamentos das personagens, podendo, com isso, antecipar situações , utilizando esta ferramenta em suas próprias produções.
Porém não podemos esquecer que, como gênero textual, as histórias em quadrinhos são complexas em sua estrutura. Cada elemento gráfico nos reporta a uma situação escrita, isto é: em um conto, por exemplo, para relatarmos a expressão facial de uma personagem, recorremos às palavras para fazê-lo; nas histórias em quadrinhos precisamos mostrar a expressão facial através do desenho. Para descrever um pensamento, no mesmo conto, o narrador precisa explicar que a personagem está pensando; na história em quadrinhos, podemos usar o recurso do balão em forma de nuvem e assim por diante.
Hoje, com o desenvolvimento de novas tecnologias, professores e alunos têm a sua disposição uma grande quantidade de ferramentas que possibilitam a produção de histórias em quadrinhos, tornando o trabalho de produção textual facilitado e próximo do dia a dia da sala de aula.
Saudade amiga... Espero que as coisas não mudem entre nós!!! Meu e-mail é clatriches@hotmail.com me manda teu telefone!!!
ResponderExcluirParabéns, Ana, pelo texto!
ResponderExcluir