O projeto está sendo feito com todas as turmas.
Começamos com uma conversa sobre o que os alunos entendem por cidadania, direitos e deveres, deveres do Estado para com o cidadão, voto, próximas eleições e assim por diante...
Em algumas turmas surgiram ideias muitos consistentes em relação a direitos e deveres e a importância do voto, em geral, o início foi muito gratificante, pelo menos eu achei.
Depois da conversa, expliquei que este trabalho se desenvolverá durante o trimestre e pedi que eles se agrupassem em duplas ou trios, dependendo do número de alunos da turma, deixei livre a escolha do grupo por se tratar de um trabalho longo,eles precisam estar sincronizados para a realização do mesmo.
A primeira tarefa foi um trabalho com jornal: cada dupla ou trio precisava escolher uma reportagem de jornal (ZH ou NH) e, após a leitura e discussão no grupo, responder a seguinte questão: "No que o assunto desta reportagem interfere na vida do cidadão?"
Com as respostas e a reportagem, cada grupo deveria fazer um pequeno cartaz que seria apresentado para a turma e, depois, exposto em sala de aula (uma ideia que surgiu, vendo os trabalhos, foi a de expor no corredor da escola os melhores cartazes das turmas, vou ver isto ainda.). Teve coisas maravilhosas e outras nem tanto, mas isso é bem normal, não é????
Não terminei a tarefa com todas as turmas, mas falta pouco.
A segunda tarefa é com o material do Agrinho Anos Finais Ação pela Cidadania.
Dividi o livreto em dez partes e cada dupla ou trio ficará responsável por uma delas. Temos vários assuntos ligados a cidadania, desde a convivência em grupo, até os Símbolos do Rio Grande do Sul.
A proposta é: leitura, discussão em grupo e estabelecimento de uma forma de apresentação para a turma. A forma de apresentação ficará a cargo do grupo, mas é de escolha livre e poderá ter cartazes, filmagens, fotos, etc.
Espero os melhores resultados. Eu estou empolgada, querendo empolgar os alunos também.
Nesta postagem tem duas fotos de cartazes. Esta semana quero poder fotografar mais e postar aqui.
Depois da conversa, expliquei que este trabalho se desenvolverá durante o trimestre e pedi que eles se agrupassem em duplas ou trios, dependendo do número de alunos da turma, deixei livre a escolha do grupo por se tratar de um trabalho longo,eles precisam estar sincronizados para a realização do mesmo.
A primeira tarefa foi um trabalho com jornal: cada dupla ou trio precisava escolher uma reportagem de jornal (ZH ou NH) e, após a leitura e discussão no grupo, responder a seguinte questão: "No que o assunto desta reportagem interfere na vida do cidadão?"
Com as respostas e a reportagem, cada grupo deveria fazer um pequeno cartaz que seria apresentado para a turma e, depois, exposto em sala de aula (uma ideia que surgiu, vendo os trabalhos, foi a de expor no corredor da escola os melhores cartazes das turmas, vou ver isto ainda.). Teve coisas maravilhosas e outras nem tanto, mas isso é bem normal, não é????
Não terminei a tarefa com todas as turmas, mas falta pouco.
A segunda tarefa é com o material do Agrinho Anos Finais Ação pela Cidadania.
Dividi o livreto em dez partes e cada dupla ou trio ficará responsável por uma delas. Temos vários assuntos ligados a cidadania, desde a convivência em grupo, até os Símbolos do Rio Grande do Sul.
A proposta é: leitura, discussão em grupo e estabelecimento de uma forma de apresentação para a turma. A forma de apresentação ficará a cargo do grupo, mas é de escolha livre e poderá ter cartazes, filmagens, fotos, etc.
Espero os melhores resultados. Eu estou empolgada, querendo empolgar os alunos também.
Nesta postagem tem duas fotos de cartazes. Esta semana quero poder fotografar mais e postar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário